..
Mostrar mensagens com a etiqueta *** Jipe. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta *** Jipe. Mostrar todas as mensagens

2024/03/17

Chapa para UMM 4x4 Cournil


Os jipes UMM derivaram dos jipes Cournil fabricados em França, pelo que a designação aparece nos primeiros tempos de fabrico deste jipe português.
E para piorar a coisa, aparentemente foram vendidos jipes UMM no Reino Unido com a designação Cournil.
Mas encontrar um todo-o-terreno desta marca com uma chapa como a que vemos nas fotos não é tarefa fácil, pois a UMM quis afirmar-se como marca e retirou a designação reminiscente do emblema que era colocado na grelha do radiador.

Em autocolantes antigos encontramos exemplos em que o "4x4" não ocupa todo o espaço da parte direita do emblema, notando-se que a palavra "Cournil" foi retirada sem que se fizesse um ajuste nos outros elementos.

Continue lendo...

2024/02/23

XVIII Automobilia Ibérica da Moita / 2024


É já no próximo mês que se realiza a XVIII Automobilia Ibérica da Moita / 2024, Feira de Peças e Acessórios para Automóveis Clássicos e de Época; mais concretamente nos dias 16 e 17 de março de 2024. 
É um evento que se destaca na margem Sul do Rio Tejo por ser onde é possível encontrar muitos veículos de fabrico nacional (especialmente de duas rodas com motor) e peças para eles.
Para quem nunca foi à Automobilia Ibérica da Moita aqui ficam algumas das reportagens / publicações feitas pelo Rodas de Viriato sobre este evento:
- XVII Automobilia Ibérica da Moita - 2023
- XVI Automobilia Ibérica da Moita - 2019
- XV Automobilia Ibérica da Moita - 2018
- XIV Automobilia Ibérica da Moita - 2017
- XIII Automobilia Ibérica da Moita - 2016
- XII Automobilia Ibérica da Moita - 2015
- XI Automobilia Ibérica da Moita - 2014
- X Automobilia Ibérica da Moita - 2013
- IX Automobilia Ibérica da Moita - 2012
- VIII Automobilia Ibérica da Moita - 2011
- VII Automobilia Ibérica da Moita - 2010
- VI Automobilia Ibérica da Moita - 2009
- V Automobilia Ibérica da Moita - 2008
- IV Automobilia Ibérica da Moita - 2007
Realiza-se no Pavilhão de Exposições da Moita, sendo a entrada continua gratuita.
O horário é o seguinte:
- Sábado das 10 às 19 horas.
- Domingo das 10 às 18 horas.

Continue lendo...

2024/02/05

Jipe Land Rover União versão Pick-Up (3/3)


Os faróis colocados junto da grelha na frente deste jipe União Land Rover mostram a sua antiguidade, pois nas versões fabricadas posteriormente, os faróis passaram para a zona dos guarda-lamas, onde já se encontravam as luzes sinalizadoras.

E com este grupo de fotografias terminamos a apresentação deste exemplar que terá sido montado em Angola, quando este território estava sobre domínio português.

Como a carroçaria era feita em alumínio, e este não pode ser pintado com tintas usadas nos automóveis com carroçaria feita em metal ferroso, nota-se uma textura própria na superfície da tinta que cobre a viatura.

Sendo de uma época em que os mecanismos mecânicos garantiam o funcionamento de todo o conjunto, a zona do habitáculo podia ser ventilada naturalmente com o recurso a entradas de ar na frente e com a abertura de um vidro situado na parte de trás da cabina.

Na frente este jipe União não tem a tradicional chapa "Land Rover - União", pelo que fica a dúvida sobre esta situação.

E concluímos com o detalhe de porta da caixa de carga na zona traseira, que funcionava como uma ponte levadiça.

Continue lendo...

2024/01/19

Pin com jipe UMM Alter dos bombeiros (França)


Eles não param de surgir, basta procurar (muito!) e eles aparecem.
Nas imagens vemos mais outro modelo de pin de mola com um jipe UMM Alter, em versão de bombeiros franceses. Na parte superior tem uma luz sinalizadora de emergência de cor azul.

O verso é texturado e tem uma referência ao fabricante francês e um número de telefone.

Continue lendo...

2023/12/23

Natal no Rodas de Viriato, é quando queremos aprender todos os dias!


O lugar comum de que "O Natal é quando o homem quiser" pode ser transformado em "Quem quer aprender, No Rodas de Viriato fica a saber".
É um presente que damos ao longo de mais de 17 anos, permitir que quem quer aprender, aqui o possa fazer.
O Natal vem ai e mais uma vez desejamos à nossa equipa técnica (núcleo editorial, departamento de imagem analógica e digital, secção de arquivos e de digitalizações, pesquisadores e consultores de aquisitivos patrimoniais, gestores de temáticas e de redes sociais, interlocutores de exposições e novidades livreiras, etc), aos nosso colaboradores, patrocinadores, leitores e visitantes; um Natal e uma vida sempre mais completa e informada! 

Continue lendo...

2023/11/23

Jipe Land Rover União versão Pick-Up (2/3)


E com este grupo de fotografias continuamos a apresentação de um jipe que aparentemente foi montado em Angola, na União Comercial de Automóveis, tendo uma chapa União Land Rover.

Dando relevância aos pormenores, podemos ver na imagem anterior a estrutura metálica que está presa ao topo da caixa de carga, permitindo (em caso de necessidade) transportar materiais com maior segurança.

O interior é simples e é de uma época em que muitos dos comandos e manípulos eram accionados mecanicamente pela força do condutor ou do passageiro.

Na parte traseira podemos ver um orifício que serviria para uma tomada de força e ao lado temos a zona de encaixe de um atrelado.

Na parte central das rodas podemos ver a zona de mudança de 2 para 4 rodas motrizes (e vice-versa), que neste caso foi pintada de vermelho.

E terminamos com a fechadura e o manipulo da porta, que foram colocados em posição recolhida.

Continue lendo...

2023/11/19

Miniatura jipe UMM Alter dos Bombeiros Sapadores de Rhône


O mercado francês comprou jipes UMM, tanto das versões "Cournil 4x4", como depois dos Alter 4x4, nas suas diferentes versões. Ainda assim, alguns receberam adaptações para serem usados em diferentes fins.

São conhecidas versões longas, de cabine dupla, com caixa de fibra na traseira e alguns deles até sofreram alterações para poderem ter 5 portas!

Nas imagens vemos uma miniatura de jipe UMM dos bombeiros sapadores de Rhône que parece ter sido feita a partir da carroçaria de uma ambulância UMM Alter.
Depois foram feitas adaptações para poder albergar e transportar os diferentes equipamentos necessários á função de combate a incêndios.

Esta miniatura de jipe UMM Alter 4x4 foi fabricada pela Hachette e tem escala 1:43.
Para quem gosta deste tipo de artigo, é bom ver uma miniatura assim, que até vem acompanhada de um fascículo que tem algumas páginas dedicadas à marca UMM e a este modelo em específico.

Esta miniatura está disponível para venda. Os interessados deverão enviar-nos um e-mail para o endereço existente na lateral direita do blogue ou clicando >> AQUI !

Continue lendo...

2023/11/11

Alfinete de lapela da UMM


O filme "Canção de Lisboa" imortalizou a frase "Chapéus há muitos, seu palerma!" e é esta que nos vem à cabeça quando olhamos para este alfinete de lapela dos jipes UMM.

Isto porque ao longo de quase duas décadas de coleccionismo de material dos UMM 4x4 juntámos cerca de duas dezenas de pins dos UMM, mas nunca um alfinete de lapela da marca.
É feito em metal dourado com pormenores em esmalte nas cores oficiais (branco, verde e azul escuro).

Agora a colecção ficou ainda mais completa!

Continue lendo...

2023/11/07

Jipe Portaro em exposição - 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023


Os jipes Portaro vão sendo avistados na Automobilia de Aveiro e na última edição a coisa não foi diferente.

Na exposição de viaturas todo-o-terreno que se podia ver entre os pavilhões dos feirantes, lá estava um exemplar restaurado, pintado de verde, com a capota em branco.
Quando se espreitava para dentro da viatura era possível ver a forma como a roda sobresselente era transportada.

Este modelo de jipe Portaro em concreto estava equipado com bola de reboque, o que só reforça a sua imagem de viatura de trabalho, cheia de força para rebocar o que for preciso!

Outro pormenor que se podia observar eram as palas em borracha com um elemento gráfico, que eram características da época em que forma fabricados.

Continue lendo...

2023/10/19

Reportagem da 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023 (2/2)


E é com uma fotografia de dois jipes de fabrico português - um UMM Alter e um jipe Portaro, que iniciamos a apresentação da segunda parte da reportagem da 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023.
Estes estavam integrados numa exposição de viaturas todo-o-terreno antigas / clássicas, de diferentes marcas.

Em termos de comércio, e como já mostrado na publicação anterior, não faltavam escolhas, especialmente no que diz respeito às motorizadas fabricadas em Portugal.
As Famel XF17 continuam a estar entre as mais cobiças, pelo que não faltavam exemplares à venda. 

No que diz respeito às duas rodas sem motor, também havia várias bicicletas disponíveis.
Na imagem anterior vemos uma Vilar Catita que estava para venda, ao lado de um kart a pedais e de vários triciclos, também a pedais.

Se havia veículos que se encontravam facilmente, como o tricarro da imagem anterior, outros tinham se ser procurados com mais calma e atenção, como acontecia por exemplo na parte exterior dos pavilhões, onde estavam muitas bicicletas disponíveis para venda.

Mas a Automobilia de Aveiro é conhecida por ser mais do um espaço de venda, havendo muitas exposições, bem como iniciativas a decorrer durante o evento.

As viagens em autocarro antigo pela cidade de Aveiro continuam a ser uma delas, contado com a colaboração do Clube Viação Clássica. Um dos autocarros que este clube tinha em exposição era o UTIC Volvo B10M, que vemos na imagem anterior.

Outra das exposições patente era sobre os 75 anos dos veículos todo-o-terreno Land Rover, estando na lateral exterior dos pavilhões uma mostra com diferentes modelos, um dos quais era um jipe União, produzido em Angola.

Quem também fazia anos era a Harley Davidson, mais concretamente 120 anos, pelo que havia exposição de várias motos antigas desta marca, algumas das quais com atrelagem lateral.

Já as motos da BMW faziam 100 anos, o que também foi assinalado com uma exposição de diferentes modelos, como se pode ver na imagem anterior.

As forças de segurança nacionais têm estado presentes nas edições da Automobilia de Aveiro e este ano não foi excepção. 

Pelo meio das diferentes exposições também era possível ver motos militares, o que juntava diferentes mundos no só veículo. Quem não gosta de ver motos com side-car e imaginar onde é que elas cumpriram missões militares?.

Entretanto iremos divulgar veículos que estiveram no evento e que merecem um artigo.
E já estamos a contar os dias que faltam para a 30.ª Automobilia de Aveiro 2024.

Continue lendo...

2023/10/05

Reportagem da 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023 (1/2)


A 29.ª Automobilia de Aveiro foi em Maio e só agora apresentamos a reportagem, mas mais vale tarde do que nunca!
E para começar bem, nada como mostrar um dos protótipos da viatura Bravia Comando MK III que foi recentemente recuperada pela Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos.

Mais uma vez foi com gosto que passeámos pelos corredores das zonas de venda e pelos diferentes espaços com exposições; tanto temáticas, como de diferentes marcas ou tipo de veículos.
Logo na entrada havia uma exposição de automóveis que commumente são designados de "super carros", seja pela sua exclusividade, seja pelas suas performances técnicas / mecânicas, o que permitia ver ao vivo automóveis que normalmente só se vêem na televisão ou em revistas.

Outra das exposições que se podia ver quando se entrava nos pavilhões, era de brinquedos antigos a pedal, podendo-se viajar pelos tempos e pelas formas - desde aviões, passando por jipes e acabando em trotinetas, havia-os para todos os gostos.

E continuando nos pedais, quem gosta de bicicletas de corrida, daquelas que participaram em provas de competição e em voltas a Portugal em bicicleta, também encontrava em exposição muita variedade e com componentes do mais alto nível.

Os clássicos de trabalho também estavam (mais uma vez) representados, desta vez com outros exemplares que no passado ajudaram a que a circulação nas estradas decorresse de forma tranquila e sem incidentes.

Mas as exposições temáticas não se ficaram por aqui. Numa próxima publicação falaremos mais delas e apresentaremos fotografias.

No que diz respeito ao material à venda, abundavam os artigos, as marcas, as dimensões e os materiais em que eram feitos.

Que tanto podiam estar em espaços de comerciantes mais especializados, como mais genéricos. Bastava estar atento e logo se vislumbravam artigos que interessavam (vejam por exemplo na fotografia anterior um letreiro luminoso dos pneus Mabor General e na outra, mais em cima, com um letreiro publicitário da SIS Sachs!).

E quem procura viaturas de marcas estrangeiras, também encontrava muita oferta, tanto de automóveis ingleses (ver foto anterior), como de automóveis americanos, alemães, italianos e franceses...

E nas motos e nas motorizadas a situação não era diferente, mais uma vez bastava ter dinheiro na carteira e a garagem lá de casa ficaria com menos espaço disponível. 

E o que dizer por exemplo das motorizadas de competição que estavam para venda? A amarela e verde era uma Minarelli PCB 50 cc GP Competizione e a cinzenta era uma Kreidler Van Veer. 

E em relação às motorizadas nacionais também se podia encontrar muita variedade. 
Na imagem anterior podemos ver um lote delas, encabeçado por uma Casal S170 Carina, seguida de uma Diana FC17.

Brevemente divulgaremos a segunda parte desta reportagem!

Continue lendo...