Clube UMM

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Dicas - Clube UMM

Secção para partilha de dicas e de informação entre os visitantes e os utilizadores do site do Clube UMM.

Conselhos de mecânica, manutenção, reparação, restauração e preparação, são dados a título indicativo, não sendo da responsabilidade do Clube UMM.

Todas as marcas, produtos ou serviços aqui referenciados são reconhecidas
como marcas registadas ou comerciais dos respectivos proprietários.



Montagem Discos Traseiros no UMM

Quanto de vós já se queixaram de que os UMM não travam correctamente e estão desejosos de colocarem discos atrás.
Esta dica vai nesse sentido de demonstrar a alteração efectuada nesse sentido no meu UMM, espero que ajude aqueles que pretendem fazer a mesma alteração.

Vamos começar por fazer os moldes em cartão para posteriormente fazermos as peças em chapa. 

molde_travoes_de_disco2molde_travoes_de_disco3


Material necessário:
- 2 Discos de travão do Suzuki Samurai 1.3 (modelo de ou a partir do ano 92)
- 2 Bombas de travão da frente do Citroen BX

8

- 8 Parafusos (pretos) de rosca fina de 9x40mm sextavado 14
- 4 Parafusos com porca freada M12x90mm (dividir este material metade para cada roda)

9

Cortar ligeiramente a cabeça dos parafusos sextavados (pretos) num esmoril, estes parafusos vão substituir 4 dos 6 parafusos existentes de cada lado que seguram o semi-eixo, isto para que consigamos segurar o suporte da bomba.

10

Fazer 2 peças destas com 10mm de espessura para servirem de suporte às bombas do BX e furar as mesmas.

45

Montar o semi-eixo e colocar os suportes conforme as imagens seguintes:

67

Depois de desmontadas as Polis retirar os pratos e recortar os mesmos pela marca, conforme as imagens seguintes:

12

3

E pronto depois de tudo montado e do sistema de travagem verificado, está na altura de testares todo o sistema.

Boas travagens.


Texto e Fotos: Paulo Gomes

 

 

 

 

 

 

 

•Actualizado em ••Domingo•, 19 •Abril• 2009 17:00••
 

Dicionário Técnico (Inglês-Português)

Diccionário

 

Técnico

A

Accelerator - Acelerador

Acorn nut - Bola de engate

Aerial (antenna) - Antena

Air filter - Filtro de ar

Anchor pin - Pino de fixação

Anticlockwise - Sentido anti-horário

Arm  - Braço/Haste

Ash tray - Cinzeiro

Assembly (Assy.) - Montagem

Axle - Eixo

B

Balance-weight - Contrapeso

Beam - Alavanca/Haste

Bearing - Rolamento de esferas

Belt - Correia

Birfields - Homocinética

Blade - Lâmina

Bolt - Parafuso

Bonnet - Capô/Capota

Box spanner - Chave de boca

Brake - Freio

Brake caliper - Calibrador de freio

Brake disk - Disco de freio

Brake drum - Tambor de freio

Brake pad - Pastilha de freio

Brake shoe - Sapata de freio

Breath - Respiro

Breather filter cyclone - Entrada do filtro de ar

Brush - Escova

Bulb - Lâmpada

Bumper - Pára-choque

Bush - Bucha de mancal

By-pass - Desvio

C

Cam Came - Ressalto

Camber - Inclinação da roda

Camshaft - Eixo de comando

Cap - Tampa

Carburetor - Carburador

Case - Caixa

Catch - Trava

Charge - Carga

Choke - Afogador

Clamp - Grampo/Abraçadeira

Clevis - Manilha

Clockwise - Sentido horário

Clutch - Embreagem

Clutch bearing - Rolamento de embreagem

Clutch Disc D- isco de embreagem

Clutch housing - Caixa-seca

Clutch pedal - Pedal da embreagem

Clutch plate - Prato de embreagem

Coil ignition - Bobina de ignição

Coil spring - Mola helicoidal

Connecting rod - Biela

Crank - Manivela

Crankcase - Cárter

Crankshaft - Eixo de manivela

Cylinder - Cilindro

Cylinder block - Bloco dos cilindros

Cylinder head - Cabeçote

Cylinder jacket - Camisa do cilindro

D

Damper - Amortecedor

Differential - Diferencial

Ditch - Fosso

Dowel - Tarugo/Cavilha

Dowel Pin - Pino de ajuste

Drain - Dreno

Drain plug - Bujão de escoamento

Driving-shaft - Eixo cardã

E

Emery - Esmeril

Emery cloth - Lixa de esmeril

Emery whell - Rebolo de esmeril

Engine - Motor

Exhaust - Escapamento

Exhaust manifold - Coletor de escape

Exhaust pipe - Tubo de escape

Exhaust valve - Válvula de escape

F

Fan - Ventoinha

Fan belt - Correia da ventoinha

Felt - Feltro

Fender - Para-lama

Filler - Funil

Filter - Filtro de ar

Fitting grease - Engraxadeira

Flywheel - Volante do motor

Foot-brake pedal - Pedal do freio

Fork - Garfo/Forquilha

Frame - Chassis

Front - Frente

Fuel - Combustível

Fuel pump - Bomba de combustível

Fuel tank - Tanque de combustível

Fulcrum - Ponto de apoio

Fuse - Fusível

G

Gasket - Gaxeta/Junta

Gauge - Escala (de medição)

Gear - Engrenagem

Gear shift lever - Alavanca de mudanças

Gear Timing Camshaft - Polia dentada do comando

Grease - Graxa

Grove - Rebaixo

Guide - Guia

H

Hanger - Suporte

Head light - Farol

Heat - Calor

Hinge - Articulação/Junta

Hood - Capô

Horn - Buzina

Hose - Mangueira/tubo de borracha

Hose clip - Clip de mangueira

Housing - Alojamento/Suporte

Hub - Cubo de roda

I

Ignition - Ignição

Ignition cable - Cabo de vela

Ignition key - Chave de ignição

Inlet manifold - Coletor de admissão

Inlet valve - Válvula de admissão

Insulator - Isolador

Intake - Entrada

J

Joint - Articulação

K

Key - Chave

Key seat - Rasgo de chaveta

Knob - Botão/Puxador/Maçaneta

Knuckle - Junta articulada

L

Leaf spring - Feixe de molas

Leak - Vazamento

Level - Plano (liso)

Lever - Alavanca

Light - Luz

Lining - Revestimento/Guarnição

Linkage - Acoplamento

Loop - Laçada/Presilha

Low - Baixo

Lower - Inferior

M

Main gearbox - Caixa de transferência

Manifold - Coletor

Mud - Lama

Mud-guard - Guarda lamas

Muffler - Abafador (escapamento)

N

Noise - Ruído

Nut - Porca

O

Oil - Óleo

Oil drain plug - Dreno de óleo

Oil pan - Cárter

Oil pump - Bomba de óleo

Overdrive - Sobremarcha/marcha supermultiplicadora

Overflow - Transbordamento

Overhaul - Revisão

Overheat - Sobreaquecimento

P

Panhard rod - Barra Panhard

Pinion - Pinhão

Pipe - Tubo

Piston - Pistão

Piston displacement - Cilindrada

Piston ring - Anel de pistão

Pistonhead - Cabeça do pistão

Pitman - Biela

Pitman arm - Braço pitman

Plate - Prato

Plunger - Êmbolo / Percussor

Pressure - Pressão

Pressure Plate - Prato de embreagem

Pulley - Polia

Pump - Bomba

Purge - Dreno

Q

Quilt - Forrar

R

Radiator - Radiador

Rail - Varão/Trilho/Barra

Raise - Aumento

Ratchet - Catraca

Rear - Traseira

Rear door - Porta traseira

Rectifier - Retificador

Release - Soltar/Aliviar

Retainer - Retentor

Rim - Aro (de roda)

Ring - Anel/Anilha

Rocker arm - Balancin

Rocker cover - Tampa de válvulas

Rocker cover gasket - Junta da tampa de válvulas

Rocker shaft - Guia de válvula

Rod - Haste/Vareta/Tirante

Roller - Rolete

Roof rack - Bagageiro

Roof window - Tecto-solar

Rubber - Borracha

Rust - Ferrugem

S

Sand - Areia

Screw - Parafuso

Seal - Selo

Sealed Beam - Farol selado

Seize - Prender/Fixar

Sender - Emissor/Sensor

Shaft - Eixo

Shank - Haste

Shim - Cunha/Calço

Shock absorber - Amortecedor

Shroud - Cobertura

Silent block - Silencioso

Slinger - Arruela de apoio

Snap ring - anel travão

Snow - Neve

Snubber - Anel de amortecimento

Spacer - Espaçador

Spanner - Chave fixa

Spark plug - Vela

Spin - Parafuso

Spring - Mola espiral

Sprocket - Roda dentada

Starter motor - Motor de Arranque

Steering - Direção

Steering axle - Eixo de direção

Steering box - Caixa de direção

Steering lever shaft - Barra de direção

Steering wheel - Volante de direção

Stiff - Duro

Stone - Pedra

Straight - Reto/Plano

Strainer - Filtro

Strap - Alça/Correia

Stud - Toco

Sump - Reservatório

Sun roof - Tecto solar

Switch - Chave

Swivel - Pivô

T

Tail - Traseira

Tail-pipe - Tubo de escape

Thickness - Espessura

Thread - Filamento

Throat - Passagem/Canal

Throttle - Acelerador manual

Thrust - Impulso/Pressão

Tight - Apertado

Tighten - Apertar

Timing belt - Correia de comando

Timing chain - Corrente de comando

Tire - Pneu

Tow - Reboque

Transfer gearbox - Caixa de Transferências

Turn - Volta

T-Washer - Arruela de pressão

U

Universal joint (U-Joint) - Junta universal

Unscrew - Desaparafusar

Upholstery - Tapeçaria

Upper - Superior

V

Vacuum pump - Bomba de vácuo

Valve - Válvula

Valve exhaust - Válvula de escape

Valve inlet - Válvula de admissão

Valve spring - Mola da válvula

Valve tappet - Tucho de válvula

W

Wadding - Bucha

Washer - Arruela

Waste gate - Válvula de segurança do turbo

Water circulation pipe - Bomba d'água

Water inlet - Entrada de água (bloco do motor)

Welded - Soldado

Wheel - Roda

Window - Janela

Windscreen - Pára-brisa

Windshield - Pára-brisa

Windshield wiper - Limpador de párabrisa

Wire - Fio

Wrench - Chave Inglesa

X

Y

Yoke - Junção

Z

Zincified - Zincado/Galvanizado

•Actualizado em ••Domingo•, 12 •Abril• 2009 16:32••
 

UMM Alter 2000

 

 

 

ESTRUTURA:

Chassis constituído por duas longarinas e seis travessas em aço de secção rectangular com uma espessura de 4 mm. Carroçaria em chapa de 2 mm, soldada ao chassis formando um monobloco.

 

DIMENSÕES

Versão curta

Versão longa

Comprimento

4139 mm

4857 mm

Largura

1690 mm

1690 mm

Altura

1955 mm

1955 mm

Via dianteira e traseira

1360 mm

1360 mm

Distância do eixo da frente à frente do veículo

688 mm

688 mm

Distância do eixo traseiro à retaguarda do veículo

747 mm

1048 mm

Distância entre eixos consecutivos

2560 mm

3078 mm

Comprimento de carga

1540 mm

2218 mm

Largura de carga

1500 mm

1500 mm

Altura de carga

1200 mm

1200 mm

DESEMPENHO FORA DE ESTRADA

Distância ao solo

230 mm

230 mm

Ângulo de ataque

48º

48º

Ângulo de saída

44º

44º

Ângulo ventral

38º

28º

Ângulo lateral

40º

40º

Rampa máxima

45º

45º

PESOS

Tara

1580 to 1620 Kg

1670 Kg

Carga no eixo da frente

890 to 900 Kg

920 Kg

Carga no eixo traseiro

690 to 720 Kg

750 Kg

Peso bruto

2720 Kg

2720 Kg

Carga máxima tecnicamente admissível no eixo da frente

1180 Kg

1180 Kg

Carga máxima tecnicamente admissível no eixo traseiro

1750 Kg

1750 Kg

Peso máximo admíssivel num atrelado sem travões

1000 Kg

1000 Kg

Peso máximo admíssivel num atrelado com travões

2280 Kg

2280 Kg

 

MOTOR

Peugeot turbo diesel com intercooler

Posição

Longitudinal, na zona anterior do veículo, atrás do eixo dianteiro

Ciclo

4 tempos

Número e disposição dos cilindros

4, em linha

Cilindrada

2088 cc

Diâmetro x curso

85 mm x 92 mm

Potência máxima

80 Kw (110 CV) a 4300 RPM

Binário máximo

250 N.m a 2000 RPM

Capacidade do depósito de combustível

60 l

Posição do depósito de combustível

No lado esquerdo do veículo, à frente do eixo traseiro

Consumo médio de combustível

12 l/100 Km

Voltagem do sistema eléctrico

12 V

Alternador

1000 W

 

TRANSMISSÃO

2WD or 4WD

Embraiagem

Monodisco a seco

Caixa de velocidades

5 velocidades

Relações

 

1ª

4.03

2ª

2.39

3ª

1.52

4ª

1.00

0.72

MA

3.76

Caixa de transferência

2 velocidades

Normal

0.966:1

Reduzida

2.087:1

Eixos

Eixo da frente com cubos livres automáticosDiferencial traseiro com autoblocante

Relação

4.625

Velocidade máxima

150 Km/ h

 

SUSPENSÃO

4 molas de lâminas semi-elipticas longitudinais e 4 amortecedores telescopicos de duplo efeito, 1 por roda. Opção de duplo amortecedor por roda.

Pneumáticos

650R16, 700R16, 750R16, 235/75R15, 205R16, 205/80R16, 235/70R16

 

DIRECÇÃO

Assistida

Desmultiplicação

18.2:1

Raio minimo de viragem

5.26 m

 

SISTEMA DE TRAVAGEM

Servo assistência com a utilização de um compensador de carga, 2 discos à frente e 2 tambores na traseira

Diâmetro dos discos

286 mm

Diâmetro dos tambores

280 mm

 

VERSÕES

Curto - capota rígida ou capota em elon

Comercial

2 lug.

 

Banco traseiro transversal de 2 lug. mais 2 bancos individuais

6 lug.

 

Bancos traseiros longitudinais de 3 lug cada

8 lug.

Longo - capota em elon

Comercial

2 lug.

 

Bancos traseiros longitudinais de 4 lug cada

9 lug.

Pick up curta

 

2 lug.

Pick up longa

 

2 lug.

Chassis - cabine

 

2 lug.

 

CORES

Branco, amarelo torrado, amarelo limão, azul claro, azul marine, vermelho brilhante, vermelho escuro, etc

 

EQUIPAMENTO SÉRIE
- Direcção Assistida;
- Volante regulável em altura;
- Desembraiadores de cubos das rodas dianteiras automáticos;
- Diferencial traseiro com autoblocante;
- Protecção da caixa de transferência;
- Para-choques dianteiro em metal;
- Protecções laterais em plástico (arcos das rodas);
- Degrau de acesso traseiro;
- Roda sobressalente montada em suporte traseiro;
- Pálas de borracha para rodas traseiras/deflectores de lama;
- Porta-luvas com chave;
- Pré instalação de rádio;
- Roll bar (nas versões capota em elon);

OPCIONAL PRODUÇÃO
- Protecção frontal;
- Protecção motor;
- Snorkel;
- Guincho;
- Luzes estanques*;
- Duplo amortecedor por roda;
- Filtro de ar de competição;
- 2º elemento de filtro de ar;
- Jantes especiais e pneus mais largos;
- Termómetro de água;
- Ar condicionado***;
- Bancos em pele***;
- Tablier em chapa**;
- Tapetes de borracha;
- Suporte para duas rodas sobressalentes no tejadilho*;
- Suporte para jerrycans*;
- Esfera de reboque (suporte e ligações eléctricas);
- Para-choques traseiros em metal;
- Palas de borracha para rodas dianteiras/deflectores de lama;
- Pintura metalizada;

* Apenas disponíveis no Pack Sahara.
** Apenas disponível no Pack Safari, conjuntamente com tapetes em borracha.
*** Apenas disponível no Pack Lux

Packs:
- Sahara;
- Safari;
- Lux;
- Competição;

OPCIONAL SOBRESSALENTES
- Farois especiais;
- Baquets;
- Volante de competição;
- Conta rotações;
- Rádio e sistema de som;
- CB*;
- GPS*;
- Alarme;
- Palamenta de pioneiro*;


 

UMM Alter II Diesel Atmosférico • Diesel Turbo Intercooler

 

 

ESTRUTURA:

Chassis de secção rectangular com 120x60 mm de 4 mm de espessura, reforçada por 3 travessas.
Carroçaria em chapa de 2 mm de espessura totalmente soldada ao chassis

 

 

DIMENSÕES

Versão curta

Versão longa

Comprimento

4139 mm

4857 mm

Largura

1690 mm

1690 mm

Altura

1955 mm

1955 mm

Superfície de carga comprimento

1540 mm

2218 mm

Superfície de carga comprimento

1500 mm

1500 mm

Superfície de carga comprimento

1200 mm

1200 mm

Distância entre eixos

2560 mm

3078 mm

Via dianteira

1366 mm

1342 mm

Via traseira

1366 mm

1342 mm

Distância ao solo

230 mm

230 mm

Distância ao solo em carga

200 mm

200 mm

Peso em ordem de marcha

1610 Kg

1700 kg

Peso bruto

2720 Kg

2720 Kg

Ângulo de ataque

48 º

48 º

Ângulo de saída s/ gancho de reboque

44 º

44 º

Ângulo lateral

40 º

40 º

Ângulo interior

38 º

28 º

PERFORMANCES

Velocidade máxima

120 Km • 140 km

120 Km • 140 km

Diâmetro de viragem

11,85 m

13 m

Rampa máxima

45 º

45

Peso rebocável c/ travão

3500 kg

3500 kg

Peso rebocável s/ travão

1000 kg

1000 kg

Vau

500 mm

500 mm

 

MOTOR

4 cilindros em linha arrefecida a água

Diâmetro x curso

94x90 mm

Cilindrada

2498

Taxa de compressão

23/1 • 21/1

Potência máxima

76 (66.7) às 4500 rpm • 110 (102) às 4150 rpm

Potência máxima

57 (49.8) às 4500 rpm • 81 (74.7) às 4150 rpm

Binário máximo

15.1 (14.2) às 2500 rpm • 24.4 (21.6) às 2000 rpm

 

EQUIPAMENTO ELÉCTRiCO

Bateria

12/63 V/Ah

Alternador

750 W • 1000 W

 

ALIMENTAÇÃO

Capacidade depósito combustível

60 l

 

TRANSMISSÃO

Embraiagem

monodisco a seco

Caixa de velocidades - 1ª

3.86/1

Caixa de velocidades - 2ª

2.18/1

Caixa de velocidades - 3ª

1.44/1

Caixa de velocidades - 4ª

1/1

Caixa de velocidades - 5ª

0.85/1

Caixa de velocidades - marcha atrás

3.59/1

Caixa de transferência - normal

0.966/1

Caixa de transferência - reduzida

2.087/1

 

EIXOS

Grupo cónico

5.38:1 à F e T. • 4.88:1 à F e T.

Capacidade F.

1180

Capacidade T.

1750

Sistema auto blocante T. tipo "track-block"

 

SUSPENSÃO

Molas semi-elipticas longitudinais e 4 amortecedores telescópicos de duplo efeito à F. e T.

Pneumáticos

205R16 ou 700R16 - 205R16 ou 700R16 • 205R16 ou 700R16 - 205R16 ou 700R16

 

DIRECÇÃO

Mecânica • Assistida

Desmultiplicação

20.2/1 • 18.2/1

Raio mínimo de viragem

5.26 m

 

SISTEMA DE TRAVAGEM

Hidraúlico, duplo circuito servo freio

Frente

Disco Ventilado

Atrás

Tambor

 

VERSÕES

Curto - capota rígida ou capota em elon

Comercial

2 lug.

 

Banco traseiro transversal de 2 lug. mais 2 bancos individuais

6 lug.

 

Bancos traseiros longitudinais de 3 lug cada

8 lug.

Longo - capota em elon

Comercial

2 lug.

 

Bancos traseiros longitudinais de 4 lug cada

9 lug.

Pick up curta

 

2 lug.

Pick up longa

 

2 lug.

Chassis - cabine

 

2 lug.

 

CORES

Branco, amarelo torrado, amarelo limão, azul claro, azul marine, vermelho brilhante, vermelho escuro, etc


•Actualizado em ••Quarta•, 08 •Abril• 2009 23:16••
 

UMM Cournil Entrepreneur

 

ESTRUTURA:

Chassis constituído por duas longarinas e cinco travessas em aço de secção rectangular com uma espessura de 4 mm. Carroçaria em chapa de 2 mm, soldada ao chassis formando um monobloco.

 

DIMENSÕES

Comprimento

3850 mm

Largura

1570 mm

Altura

1980 mm

Via dianteira e traseira

1340/1270 mm

Distância do eixo da frente à frente do veículo

640 mm

Distância do eixo traseiro à retaguarda do veículo

700 mm

Distância entre eixos consecutivos

2540 mm

Comprimento de carga

1540 mm

DESEMPENHO FORA DE ESTRADA

Distância ao solo

230 mm

 

PESOS

Tara

1550 Kg

Peso bruto

2600 Kg

Peso máximo tecnicamente admissível no eixo da frente

1135 Kg

Peso máximo tecnicamente admissível no eixo traseiro

1590 Kg

 

MOTOR

Peugeot diesel

Posição

Longitudinal, na zona anterior do veículo, atrás do eixo dianteiro

Ciclo

4 tempos

Número e disposição dos cilindros

4, em linha

 

Versão 490Motor Peugeot XDP 4.90

Versão 494Motor Peugeot XD2P 4.94

Cilindrada

2112 cc

2304 cc

Diâmetro x curso

90 mm x 83 mm

94 mm x 83 mm

Razão de compressão

22.4/1

22.2/1

Potência máxima

62 CV a 4500 RPM

67 CV a 4500 RPM

Binário máximo

12.3 Kg.m a 2200 RPM

13.7 Kg.m a 2200 RPM

Capacidade do depósito de combustível

60 l

Posição do depósito de combustível

No lado esquerdo do veículo, à frente do eixo traseiro

Sistema eléctrico

12 V / 95 amp/h

Alternador

500 W

 

TRANSMISSÃO

2WD ou 4WD

Embraiagem

Monodisco a seco. Diâmetro 241 mm.

Caixa de velocidades

4 velocidades

Relações

 

1ª

3.730

2ª

2.194

3ª

1.408

4ª

1.000

MA

4.900

Caixa de transferência

 

Normal

0.966:1

Reduzida

2.026:1

Eixos

Diferencial traseiro com autoblocante

Relação

5.38

Velocidade máxima

120 Km/ h

 

SUSPENSÃO

4 molas de lâminas semi-elipticas longitudinais e 4 amortecedores telescópicos de duplo efeito, 1 por roda.

Pneumáticos

650R16, 700R16

 

DIRECÇÃO

Gemmer, tipo pinhão e cremalheira.

Desmultiplicação

20.4:1

Raio mínimo de viragem

5.26 m

 

VERSÕES

Capota em lona; tecto rígido em fibra; ou em metal; Comercial - 2 lugares, tecto rígido; Pick-Up

OPCIONAIS

- Guincho;
- Tomada de força;


•Actualizado em ••Quarta•, 08 •Abril• 2009 23:11••
 


Para os Sócios

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Quais os factores que influenciam a sua decisão de participar em passeios do CLUBE UMM
 

Destaques

Reservem já nas vossas agendas a data do 9º Aniversário do Clube UMM.

Estamos a trabalhar no sentido de proporcionar um bom momento de convívio entre todos os participantes em mais um aniversário do Clube UMM, pretendemosque seja mais um dia de grande festa nesta nossa comunidade, este ano na bela localidade de Coruche.

Resta-nos agradecer ao nosso associado e amigo Miguel Matias e á sua esposa, por todo o apoio e colaboração para que tudo esteja perfeito para mais um aniversário do Clube UMM.

Contamos com a vossa presença e participação, em mais um aniversário do Clube UMM.

 

A Direcção do Clube UMM