1946
No princípio dos anos 60 no centro montanhoso de França, mais concretamente em Aurillac, Bernard Cournil um mecânico de profissão, adapatava os Jeep Willys ao seu gosto para utilizar no campo ao serviço dos agricultores.
O espirito prático francês deu mais importância à resistência e utilidade do veículo do que a outros aspectos e como os agricultores queriam um veículo robusto e que permitisse aceder aos terrenhos montanhosos de difícil acesso, Bernard decidiu construiu um chassis indestrutível, com um motor potente e duradouro.
E assim nasceu o jipe Tractor Cournil...
Entre 1960 e 1970 saíram da sua oficina 1080 veículos 4x4. Depois devido a vários factores, tais como a crise petrolífera dos anos 70, bem como o aumento da concorrência deixaram-se de produzir e entre 1970 e 1977 somente 80 veículos 4x4 foram produzidos.
Perante este cenário era importante expandir e é então que em 1976 Bernard faz uma associação com a Sociedade Stemat para vir a fornecer o Exercito e Bombeiros e ao mesmo tempo realiza uma parceria com a empresa Gevarm, fabricante de armas e munições e com a UMM-União Metalo-Mecânica.
Em 1977 rompe-se esta parceria e a UMM adquire a licença e direitos de comercialização do Cournil Longo (versão Entrepreneur) para o resto do mundo, ficando a Gevarm com o monopólio da fabricação do Cournil para França.
Resta-nos seguir a evolução deste modelo em Portugal.....
1977
A UMM- UNIÃO METALO MECÂNICA, S.A. inicia a produção de veículos todo-o-terreno através de uma licença de fabrico de origem francesa. A UMM aproveitou o conceito de Bernard Cournil e industrializou-o, dando deste modo início a um projecto de enorme orgulho nacional. Os primeiros modelos adoptaram o nome do seu criador, ficando deste modo com a designação UMM 4x4 Cournil disponíveis em duas versões, o Tracteur e o Randonneur.
1980
O 4x4 Cournil foi alvo de uma alteração e passa a ter portas embutidas e de tecnologia quinada. Passando a sua designação a ser simplesmente UMM 4x4 com uma única versão o Entrepeneur.
1981
Começa a nascer a paixão pelo Todo-o-Terreno e competição UMM em Portugal, culminando com a participação UMM no Dakar de 82, 83 e 84, assim como o nascimento do Trofeu UMM em 1987. É então criado um departamento de competição pela própria UMM/Mocar em 1982.
1982
Nesta altura o modelo UMM 4x4 sofre uma alteração ao nível do motor, sendo introduzido um novo motor de 2.3 L da Peugeot, com maior binário. Também as portas sofrem uma ligeira alteração e passam a ter uma maior dimensão e uma carroçaria mais reforçada ao nível da estrutura. Permitindo deste modo um acesso mais facilitado aos seus ocupantes.
1985
O UMM chegou a sofrer nova alteração ao nível do motor e o motor de 2.3 L dá lugar a um novo motor da Peugeot de 2.5 L.
A parte frontal do veículo também sofreu uma profunda alteração, que culminou com uma nova designação, o novo modelo UMM Alter 4x4. Em Dezembro deste mesmo ano é criada uma Filial UMM em França.
1986
O novo UMM Alter 4x4, recebe uma nova Caixa de 4 Velocidades da Peugeot, assim como uma nova Caixa de Transferência UMM. Também a suspensão foi alterada, surgindo então o novo modelo de designação UMM Alter II.
1987
O UMM Alter II sofre a introdução do novo motor 2.5 L Turbo Intercooler, assim como uma evolução na caixa de velocidades, passando assim para uma caixa de 5 velocidades. Também os travões foram alvo de uma atenção especial e neste novo modelo foram alteradores para travões de disco ventilados à frente e direcção assistida.
1989
O UMM Alter II vê o seu chassis evoluir para modelos com versões de chassis longo, ganhando desta forma novas versões, os modelos Pick-up e Soft-top.
1990
Com a evolução e implementação destes modelos cada vez mais na sociedade, tornava-se necessário a evolução das versões de chassis longo para novos modelos de Chassis Cabine e Cabine Dupla.
1991
Começa a ser desenvolvido o protótipo A4, numa faculdade de Engenharia em Inglaterra. Projecto este que em 1994 foi abandonado, nunca atingindo a fase de produção, limitando-se a sua existência a muito poucas unidades.
O UMM Alter II foi novamente alvo de mais algumas pequenas transformações, tais como: o filtro de ar que foi modificado de forma a ser universal para os modelos atmosféricos e turbos, também todo o interior do veículo passou a ser cinzento, o tablier foi transformado para permitir a colocação de um auto-rádio por baixo do volante e com umas entradas de ar simétricas (quadradas), foram também criadas novas faixas para a carroçaria, a entrada de ar para o intercooler foi retirada da parte de baixo do farol para ficar com um suporte lateral e o reservatório da direcção assistida foi alterado de metálico para um reservatório plástico.
1993
O UMM Alter II, foi alvo de mais algumas alterações, tais como, a introdução de um novo tablier, o habitáculo passa a ter uma melhor insonorizarão, a suspensão foi melhorada tendo em vista o conforto. Foi também introduzida uma nova sofagem.
No principio do ano começam a ser montados os primeiros UMM's na nova linha de montagem em Vendas Novas nas instalações do Baptista Russo.
Em Dezembro deste mesmo o ano dá-se o final da produção em série dos veículosUMM em Vendas Novas e na Movauto.
1994
Início da reestruturação da empresa.
2000
Produção do UMM Alter II, com nova mecânica ao nível do motor e caixas, sendo equipados com um Motor 2.1 L da Peugeot (maior binário, menor consumo e menor ruído), e o tablier sofre uma nova alteração passando a ser em chapa quinada.
Estes modelos ainda foram montados nas instalações do Baptista Russo em Vendas Novas.
É adoptada uma filosofia de fabrico por encomenda, inclusive para clientes particulares.
Aventure-se
Não é uma paisagem que o vai intimidar quando conduz o todo-o-terreno aventureiro por natureza. Com o UMM você está à vontade para enfrentar todas as situações inesperadas e vencer as adversidades do terreno.
A natureza é uma aventura. Aventure-se com o UMM.
Envolva-se
Mesmo no meio do trânsito das grandes cidades não se atrapalha quando conduz o todo-o-terreno versátil por natureza. Com o UMM você vence as irregularidades do asfalto e redescobre o prazer da condução urbana.
Entre na selva de pedra. Envolva-se com o UMM.