Em tempos de crise, ainda existem pessoas dedicadas e empenhadas em divulgar o que de bom têm este nosso Portugal. Umas dessas empresas é a....
Portucalense – uma marca portuguesa com certeza!
Cavaquinhos, sardinhas, bicicletas e até os jipes portugueses UMM são alguns itens que a nova marca quer tornar lendários nas suas colecções de merchandising.
A Portucalense inspirou-se em alguns objectos e modos de vida portugueses que nunca antes foram utilizados em souvenirs ou como emblemas de Portugal: o mítico UMM, o cavaquinho de Braga, e até a bicicleta, cada vez mais utilizada como meio de transporte pelos portugueses. No entanto, a marca também não poderia deixar de conferir o merecido destaque ao Fado, ao Eléctrico de Lisboa, à Caravela, ao Vinho do Porto e ao Galo de Barcelos. Todos estes ícones nacionais estão presentes em colecções de t-shirts, canecas, sacos, crachás e magnéticos. A marca tem cativado não apenas turistas mas também portugueses que gostam de mostrar o seu orgulho pelo país.
Uma equipa jovem e bastante dinâmica.
A Portucalense nasceu este ano, a partir de uma ideia de Sérgio Marques, designer e mestrando na área do marketing territorial. Confiante na potencialidade dos produtos portugueses, o criador da marca argumenta: “Portugal infelizmente teve sempre alguma dificuldade em promover os seus produtos. Costumo citar o exemplo do cavaquinho. Foi preciso que emigrantes portugueses o levassem para o Hawai para que se tornasse mundialmente famoso, sob o nome de Ukelele”. O mesmo cavaquinho está nas colecções de t-shirts de Braga, juntamente com o Bom Jesus e um elmo romano que relembra a importância do passado romano da cidade.
A mais recente novidade é a Loja Móvel da Portucalense - um jipe de fabrico português UMM que estará em Belém até dia 30 de Setembro 2012
Desde meados de Agosto até 30 de Setembro 2012, a Portucalense estará com um ponto de venda próprio em Lisboa, mais precisamente na Praça do Império em Belém, frente ao Padrão dos Descobrimentos.
A escolha da viatura para a loja móvel não podia deixar de ser um UMM, a maior referência portuguesa no sector automóvel e que foi fabricado até 1994. O UMM modelo Alter de 1989 da Portucalense foi completamente restaurado e adaptado para o efeito. “Os turistas ficam muito surpreendidos com o design do UMM, e até já tentaram comprá-lo algumas vezes”, conta Sérgio Marques.

Interessada em promover tudo que é português, a Portucalense ainda tem uma outra importante característica: toda a sua produção é nacional, com vários fornecedores de norte a sul do país.
Em tempos de crise, eis uma boa alternativa para atropelar a crise, movimentar a economia e fortalecer a cultura do país.
E como não podia deixar de ser, tendo como simbolo da sua imagem a loja UMM, não podiam deixar de lançar uma colecção de T-shirts dedicadas ao mitíco UMM.

Para mais informações sobre a colecção, basta aceder ao site da Portucalense: www.portucalense.pt