Quanto de vós já se queixaram de que os UMM não travam correctamente e estão desejosos de colocarem discos atrás.
Esta dica vai nesse sentido de demonstrar a alteração efectuada nesse sentido no meu UMM, espero que ajude aqueles que pretendem fazer a mesma alteração.
Vamos começar por fazer os moldes em cartão para posteriormente fazermos as peças em chapa.
Material necessário:
- 2 Discos de travão do Suzuki Samurai 1.3 (modelo de ou a partir do ano 92)
- 2 Bombas de travão da frente do Citroen BX
- 8 Parafusos (pretos) de rosca fina de 9x40mm sextavado 14
- 4 Parafusos com porca freada M12x90mm (dividir este material metade para cada roda)
Cortar ligeiramente a cabeça dos parafusos sextavados (pretos) num esmoril, estes parafusos vão substituir 4 dos 6 parafusos existentes de cada lado que seguram o semi-eixo, isto para que consigamos segurar o suporte da bomba.
Fazer 2 peças destas com 10mm de espessura para servirem de suporte às bombas do BX e furar as mesmas.
Montar o semi-eixo e colocar os suportes conforme as imagens seguintes:
Depois de desmontadas as Polis retirar os pratos e recortar os mesmos pela marca, conforme as imagens seguintes:
E pronto depois de tudo montado e do sistema de travagem verificado, está na altura de testares todo o sistema.
Boas travagens.
Texto e Fotos: Paulo Gomes