A aplicação das mais sofisticadas tecnologias permite uma gama da produção em que os modelos automóveis são cada vez mais personalizados e adaptados a exigências de utilização específicas.
É neste contexto que a UMM é criada, tendo como objectivo a produção de um veículo de tracção às 4 rodas capaz de vencer os terrenos mais difíceis, assegurando ainda uma utilização em estrada e nos circuitos urbanos de acordo com os actuais critérios de controlo e segurança.
Congregando a experiência de mais de 50 anos de um grupo de empresas privadas integradas no sector automóvel, consolidando e desenvolvendo a tecnologia existente e servindo-se das modernas técnicas de investigação e de produção, a UMM apresenta uma gama de veículos ligeiros todo-o-terreno extremamente robustos, fiáveis e versáteis.
Com o seu centro de produção e montagem na área de Lisboa, beneficia de uma localização privilegiada com ligações e serviços internacionais rápidos e seguros.
A rede de agentes na Europa, a par da constituição de uma filial em Paris e um acordo para a montagem em França da versão militar dos veículos UMM, confirmam o sucesso da marca e asseguram a sua implantação no mercado único europeu.
A 1.ª fase da sua estrutura internacional consolida-se com a criação de uma rede comercial em cerca de 40 países, dispondo assim uma organização capaz de apoiar e dinamizar a sua expansão. Circulam hoje nos 5 continentes mais de 30.000 veículos UMM.
Ao lançar-se no mercado automóvel, a UMM criou novos níveis de aplicação para os veículos de tracção às 4 rodas. A sua utilização abrange os mais diversos fins incluindo o particular, militar, profissional, utilitário, competição, lazer, etc. Desde a sua concepção geral até aos detalhes técnicos o UMM é um veículo excepcional. Concebido, desenhado e fabricado como um veículo de múltiplas aplicações, com tracção às 4 rodas e caixa redutora, converte-se num automóvel com uma combinação de capacidades excepcionais.
O exterior de forte rigidez e o interior amplo e de grande comodidade fazem deste, um veículo ideal para circular em todos os tipos de terreno com plena garantia, comodidade e segurança.
A robustez do veículo aplicada num chassis de construção rectangular rígido, em aço, de 4 mm de espessura, reforçado por 4 travessas e totalmente soldado a uma carroçaria em aço de 2 mm, dando lugar a um conjunto de grande resistência e durabilidade, assim como uma grande segurança para condutor e passageiros.
Todo o conjunto chassis-carroçaria recebe um eficaz tratamento anticorrosão e uma gama de cores atraentes, puras e metalizadas.
O espaço interior está cuidadosamente equilibrado para passageiros e carga. O UMM pode transportar até 12 passageiros em cómodos assentos, tanto em estrada, como fora de estrada. O acesso posterior é facilitado por uma ampla porta de peça única. A área de carga pode ser rapidamente aumentada rebatendo os bancos traseiros.
O motor diesel de 2.500 cc, XD3 ou atmosférico ou turbo intercooler, desenvolvendo 76 CV ou 110 CV e com uma velocidade máxima de 120 Km/h ou 145 Km/h produz um elevado torque a baixas rotações que aumenta a sua fiabilidade e duração e assegura uma excelente tracção em qualquer rotação.
O desenho da transmissão permite um funcionamento seguro e durável. A caixa de 5 velocidades, totalmente sincronizada, em combinação com a caixa redutora, concede 10 velocidades para a frente e 2 para trás, possibilitando sempre a selecção adequada em qualquer situação.
A ligação da transmissão às 4 rodas, efectua-se mediante uma manete no interior do carro, a qualquer velocidade, aparecendo um sinal luminoso no tablier. Todos os veículos dispõem também de desembraiadores de cubos dianteiros.
O diferencial traseiro autoblocante a 40%, automático do tipo LIMITED SLIP faz do UMM um veículo de elevada tracção mesmo nas condições mais extremas.
As rodas dianteiras estão equipadas com travões de disco ventilado, sendo o sistema de travagem de duplo circuito hidráulico.
A suspensão utiliza a robustez e resistência de molas semielipticas e amortecedores hidráulicos de duplo efeito, sendo este sistema conhecido pelo que melhores características apresenta no que se refere a durabilidade, capacidade de carga e alinhamento de eixos, bem como reduzido custo de manutenção.
A direcção directa e precisa, mecânica ou assistida assegura um controlo exacto a partir de um sólido volante em aço revestido a couro.
O carter e o sistema de direcção estão perfeitamente protegidos, bem como o motor e caixas de velocidade e redutora que pela sua posição recuada originam uma distribuição de pesos da qual resulta uma estabilidade excepcional.
No interior do veículo os instrumentos bem posicionados, o agradável revestimento interior, os assentos reguláveis e um eficaz sistema de aquecimento e ventilação asseguram comodidade ao condutor e passageiros. Os cintos de segurança de inércia e a carroçaria em aço de grande resistência contribuem para maior segurança seja qual for o terreno em que se conduz o veículo UMM.
A concepção e estrutura da versão militar do veículo UMM estão particularmente adaptadas aos fins e utilizações das forças armadas. Desde o principio da sua actividade a UMM deu sempre especial atenção ao desenvolvimento de versões que sejam conforme as normas militares mais exigentes. Assim, um veículo-base pode receber opções de características militares tais como luzes de blackout, desparasitagem rádio, suspensão reforçada, gancho de reboque militar, depósito de grande capacidade, gancho de helitransporte, porta traseira rebatível, tomada de força, etc.
O veículo militar UMM pode receber vários tipos de armas: metralhadora pesada, lança-mísseis, canhão sem recuo. Pode ainda ser integrado num sistema de armas.
A versão militar está homologada pela NATO e pelas Forças Armadas Portuguesas, Francesas e Holandesas.
O UMM nos seus anos áureos podia ser encontrados não só ao serviço das Forças Militares, tais como:
Exercito
- Cavalaria
- Infantaria
- Sistema de Armas Ligeiras
- Logística
- Ligação
- Serviços Médicos
Aviação
- Ligação
- Defesa Aeroportos
- Policia
- Segurança
Marinha
- Segurança
- Serviço Geral
- Fuzileiros
Forças de Segurança
- Policia
- Fronteiras
- Segurança VIP
Como também o podíamos encontrar ao serviço de utilizadores Civis, tais como:
Ministérios
- Interior
- Segurança
- Policia
Telecomunicações
- Veículos de Manutenção
Saúde
- Ambulância
- Primeiros Socorros
Municípios
- Veículo de ligação
- Transporte de pessoal
- Manutenção
- Bombeiros
Aviação Civil
- Veículos de ligação
- Veículo guia
- Controlo e segurança
Electricidade
- Veículo de manutenção
Organizações Estatais
Utilizadores Privados
- Particulares
- Industriais
- Agrícolas
- Etc.
•To create link towards this article on your website,
copy and paste the text below in your page.•
•Preview :•
•Seguinte• •>• |
---|