Clube UMM

  • •Aumentar o tamanho da fonte•
  • •Tamanho padrão da fonte•
  • •Diminuir tamanho da fonte•
Entrada Dicas Pneus Como ler um Pneu

Como ler um Pneu

Hits smaller text tool iconmedium text tool iconlarger text tool icon

A maior parte das pessoas ignora por completo que um pneu tem inscrito nas suas paredes laterais toda a informação que um condutor necessita (e deveria) saber, e que vai desde o diâmetro e largura, até à carga e velocidade máxima que pode suportar, passando pelas normas de segurança a que foi testado, características de construção, etc.

lerpneu

No desenho acima poderá observar a colocação (nem sempre exactamente igual, mas sempre do mesmo tipo) da informação nas paredes laterais dos pneus. A lista completa dos itens é a seguinte:

# nome comercial do construtor (Michelin, BF Goodrich, Pirelli, etc).

# R para tipo de construção Radial.

# Designação do tipo de pneu (lama, neve, terra, areia, misto, etc.). 

# Carga máxima e pressão máxima.

# Diâmetro em milímetros ou polegadas (205, 235 ou 7.00, 7.50, etc.). 

# Temperatura máxima de utilização.                  

#relação entre largura do piso e a altura do flanco  (235/70, por exemplo).

# Código de velocidade máxima (P=150 km/h, R=170 km/h, S=180 km/h, H=210 km/h, até VR= + de 240 km/h).

# Carga máxima que o pneu pode suportar.      

# Tipo de construção do piso e telas (kevlar, aço, rayon, nylon, etc.).

# Numero de telas dos flancos e do piso.        

# Condições climatéricas de utilização   

# País de fabrico.

# Direcção de montagem correcta (quando existe é no sentido da seta.

# Código do registo da aprovação do fabrico na  União Europeia e nos Estados Unidos.

•Quote this article on your site•

•To create link towards this article on your website,
copy and paste the text below in your page.•




•Preview :•

Como ler um Pneu
••Quarta•, 08 •Abril• 2009•

© 2021 - Clube UMM


Powered by QuoteThis © 2008
•Actualizado em ••Quarta•, 08 •Abril• 2009 23:24••  

Para os Sócios

Anúncio Destaque

CB Login

None

Imagem aleatória

umm_Feira Oeiras 021_0001.jpg

Publicidade

A quem nos apoia
•Faixa publicitária•
Novogaz Av. Almirante gago Coutinho, 74 – 7050-101 Montemor-o-Novo Telf.: 266893494 Fax: 266891427
Obrigado

Inquéritos

Quais os factores que influenciam a sua decisão de participar em passeios do CLUBE UMM
 

Destaques

 ida ao almoço/convívio de celebração dos 30 anos do início da participação da UMM no ralie Paris/Dakar foi o ponto de partida para a realização de um selo para assinalar a efeméride.

 

 No almoço/convívio estiveram patentes alguns dos veículos mais emblemáticos da marca, bem como muitas fotografias e até uma pequena recriação de um acampamento do final de uma das etapas do ralie Paris/Dakar.

Mas se conservar e divulgar o passado é muito importante, não podemos deixar de no presente manter a chama viva e ir criando novos elementos e pontos de interesse para o futuro. 

E nada como fazer um selo que pode viajar pelo mundo, da mesma maneira que os UMM o fizeram - e mostraram na prova mais dura do mundo.

Para tal, bastou pegar numa fotografia de uma praia deserta e noutra de um dos UMM Cournil que participaram no Paris/Dakar. Depois de algum trabalho, tanto com o computador, como com material de artes plásticas, a imagem concretizou-se numa possível chegada à praia de Dakar.

 

O selo de celebração da efeméride tem uma edição limitada, é autocolante e tem a franquia normal para correspondência nacional até 20 g. Pode ser usado em correio, pois foi impresso pelos CTT.

  

Para mais informações, para saber como pode obter um destes exemplares, clicar em:

http://www.rodasdeviriato.blogspot.pt/2012/04/selo-aventura-umm-no-dakar-comecou-ha.html

 

A edição foi feita pelo blogue Rodas de Viriato (http://rodasdeviriato.blogspot.pt/), com o apoio do Clube UMM.