Clube UMM

  • •Aumentar o tamanho da fonte•
  • •Tamanho padrão da fonte•
  • •Diminuir tamanho da fonte•
Entrada Perfil
Please log in or register to view user profiles.

Para os Sócios

Anúncio Destaque

CB Login

None

Imagem aleatória

destaque_old.jpg

Publicidade

A quem nos apoia
Contacte-nos em clubeumm@gmail.com para saber como este espaço pode ser seu.
Silvino Alves Mecânico Automóveis Tel: 219336437 Especialista em UMM
Obrigado

Inquéritos

Quais os factores que influenciam a sua decisão de participar em passeios do CLUBE UMM
 

Destaques

40 ANOS DE PARTICIPAÇÃO

UMM NO DAKAR

A participação portuguesa no Rali Paris-Dakar aconteceu há exactamente 40 anos,

quando as duplas José Megre/Manuel Romão, Pedro Cortez/Joaquim Miranda e

Diogo Amado/Pedro Villas-Boas arrancaram da capital francesa rumo a Dakar, na

madrugada de 1 de Janeiro de 1982. Megre, Romão e Cortez tinham corrido inúmeras

vezes juntos, inclusive em provas que hoje podiam ser consideradas tão duras quanto

o Rali Dakar. E quando esta competição nasceu, em 1979, não foram indiferentes à novidade...

 

Desde cedo, começaram a delinear os moldes de uma possível participação no Rali Paris-Dakar,

situação que levou cerca de 3 anos até ser concretizada e cuja ideia inicial passava pela uma

participação com um viatura de fabrico nacional. Como tal, foram testados e validados os dois

veículos produzidos em Portugal que melhor se encaixavam nos requisitos de uma prova como

o ‘Dakar’: os modelos da UMM e da Portaro. A escolha definitiva recaiu na UMM. José Megre

e os seus companheiros consideravam ser o modelo que mais garantias apresentava para

chegar ao fim da prova.

 

Durante um ano de preparação, foram vários os testes efetuados. Nas areias da Comporta,

os UMM rodaram vezes sem conta em terrenos semelhantes aos que iriam encontrar em prova.

A escolha da formação das três equipas e até ao tipo de motor a utilizar foram motivo de profunda

reflexão. E acabou por ser a própria Peugeot a sugerir que fosse montado nos UMM para o ‘Dakar’

um motor novo 2500cc, que até então nunca tinha sido usado e estava ainda a ser desenvolvido na

fábrica de motores indenoor da CLM, em França, nos arredores de Paris.

 

Desde cedo a equipa definiu que a sua participação na prova resumia-se a dois carros em competição,

mais um carro para servir de assistência rápida e com uma estratégia muito bem definida: no caso de

ser necessário sacrificar alguma das viatura para manter as restantes em prova, a primeira escolha

seria sempre a do carro de assistência e posteriormente a viatura conduzida por Pedro Cortês, sendo

a viatura principal a conduzida por José Megre.

 

O 4º Rally Paris-Dakar que se realizou em 1982 foi uma das provas mais duras do Mundo e com uma

percentagem de desistências na ordem dos 70%. No entanto a UMM destacou-se nesta prova ao ter

participado com 3 viaturas UMM à Partida e ter chegado ao final com as mesmas 3 viaturas, demonstrando

a enorme robustez e resistência destas viaturas. 

 

Por ser esta uma oportunidade única para se ouvirem as histórias na primeira pessoa, pela voz daqueles

que se aventuraram em tão mítica prova, convidamos os entusiastas a estarem presentes no almoço

comemorativo dos 40 anos da participação UMM no Dakar, a realizar às 12:30 do dia 15 de Janeiro de 2022,

na Quinta do Cortador, em Cascais.

 

Contamos com a vossa presença.

Não deixe de fazer já a sua inscrição, fazendo download da ficha de inscrição em

Ficha de Inscrição Almoço Dakar

e reenviando a mesma para clubeumm@gmail.com

 

Notas Importantes:

- As inscrições estarão abertas até se atingir o limite de 100 participantes ou até ao dia 8 de Janeiro de 2022.

- Todos os participantes deverão apresentar Certificado Digital COVID ou teste antigênico ao COVID negativo.

- Esta atividade respeitará as normas da DGS aplicáveis a estes eventos em vigor à data da execução do mesmo.

- Só serão consideradas inscrições válidas as inscrições pagas.